O FIM DO MUNDO NO YOUTUBE

UMA CARTOGRAFIA DO IMAGINÁRIO TRANSMIDIÁTICO

Autores

  • Lucia Leão PUC-SP
  • Patricia Campana USP
  • Mauricio Pontes Esposito PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.4322/2179-1465.022

Palavras-chave:

Produções audiovisuais, Narrativas transmidiáticas, Cartografia de imaginários

Resumo

Como o imaginário transmidiático relacionado ao tema do fim do mundo se configura nos discursos científicos vinculados através da plataforma do YouTube? No contexto das produções audiovisuais e transmidiáticas, o fim do mundo, enquanto imagem e narrativa, se apresenta enquanto um dos mais profícuos temas impulsionando produções tanto no campo do entretenimento como no âmbito da divulgação científica. Este artigo visa analisar e desenvolver uma cartografia acerca da presença do tema nos discursos científicos na plataforma YouTube, nas discussões em redes e seus desdobramentos em narrativas transmídia. A pesquisa adota o método de cartografia dos imaginários (Leão) e articula reflexões sobre imagens, imaginário e narrativas transmídia em redes (Castells).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Leão, PUC-SP

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Pós-doutorado em Artes pela UNICAMP, professora da Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e do Curso de Comunicação em Multimeios da PUC-SP. Coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias, certificado pelo CNPq.

Patricia Campana, USP

Física, com Mestrado e Doutorado em Ciências (Instituto de Física de São Carlos, USP), é professora MS3-II na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP). Coordena o Grupo CNPq Grupo de Biomateriais e Espectroscopia (BMEspec), e também atua em divulgação científica. É membro do grupo de pesquisa Comunicação e Criação nas Mídias, da PUC-SP.

Mauricio Pontes Esposito, PUC-SP

Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, bolsista pelo CNPq, Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, Bacharel em Ciências da Comunicação, Habilitação em Jornalismo, pela ECA/USP. É membro do grupo de pesquisa Comunicação e Criação nas Mídias, da PUC-SP.

Referências

BENKLER, Yochai. The wealth of networks – how social production transforms markets and freedom. New Haven e Londres: Yale University Press: 2006.
CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
DANOWSKI, Déborah, e CASTRO, Eduardo Viveiros de. Há mundo por vir?: Ensaio sobre os medos e os fins. Florianópolis: Cultura e Barbárie/Instituto Socioambiental, 2014.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1998.
FRIEDRICH, Otto. O fim do mundo. São Paulo, Record, 2000.
GUAZZELLI, C. A. B.; DOMINGOS, C. S. M.; BECK, J. O.; QUINSANI, R. H. (Org.). Fim do mundo: guerras, destruição e apocalipse na história do cinema. Porto Alegre: Argonautas, 2012.
LEÃO, Lucia. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 2002.
LEÃO, Lucia. "Paradigmas dos processos de criação em mídias digitais: uma cartografia". In: V!RUS, São Carlos, n. 6. 2011.
LEÃO, Lucia. Processos do imaginário. São Paulo: Képos, 2016.
SONTAG, Susan. Contra a interpretação. São Paulo: L&PM, 1987.
WELBOURNE DJ, Grant WJ. Science communication on YouTube: Factors that affect channel and video popularity. Public Understanding of Science 25: 706–718, 2015.
Vídeos
O Fim de Tudo (Nerdologia). Disponível em: <<https://youtu.be/LzzmJaaPt2U>>. Acesso em: 14 fev. 2019.
“How will the Universe end?” (Royal Observatory Greenwich). Disponível em: <<https://youtu.be/TN2TjKmV55s>>. Acesso em: 14 fev. 2019.
“Three Ways to Destroy the Universe” (Kurzgesagt – In a Nutshell). Disponível em: << https://youtu.be/4_aOIA-vyBo>>. Acesso em: 14 fev. 2019.

Downloads

Publicado

2019-04-07

Como Citar

LEÃO, Lucia; CAMPANA, Patricia; ESPOSITO, Mauricio Pontes. O FIM DO MUNDO NO YOUTUBE: UMA CARTOGRAFIA DO IMAGINÁRIO TRANSMIDIÁTICO. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 26–39, 2019. DOI: 10.4322/2179-1465.022. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/414. Acesso em: 3 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.