INFÂNCIA E YOUTUBE:
A RECEPÇÃO INFANTIL DE NARRATIVAS AUDIOVISUAIS DIGITAIS
Palavras-chave:
recepção, performances, mediações, vlog, culturaResumo
Embasada teoricamente nos estudos de recepção e em seus desdobramentos no ciberespaço, esta reflexão investiga a articulação entre o público infantil e o YouTube. Nossa hipótese sustenta que existem entre a narrativa dos youtubers e as crianças mecanismos de identificação evidentes e articulados entre si. Para analisar essa questão, utilizamos a pesquisa bibliográfica e o grupo focal como metodologias principais. Esperamos que esta pesquisa contribua com as discussões acerca da consolidação de narrativas audiovisuais digitais de youtubers e das mediações da recepção infantil na Internet.
Downloads
Referências
BURGESS, J; GREEN, J. YouTube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.
COGO, Denise; BRIGNOL, Liliane. “Redes sociais e os estudos de recepção na internet”. Revista Matrizes, São Paulo, ano 4, nº 2, jan/jun - 2011.
COSTA, M. E. B. “Grupo Focal”. In: BARROS, A. T., JUNQUEIRA, R. D., Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª edição. São Paulo: Editora Atlas, 2005, p. 180-192.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina. “Circuitos de cultura/circuitos de comunicação: um protocolo analítico de integração da produção e da recepção”. Revista CMC - comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 4, nº 11, 2007.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2015.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. “Pistas para entre-ver meios e mediações”. In: prefácio à 5a
edição castelhana incluída na reimpressão de Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.
MARQUES, A. C. S.; ROCHA, S. M. “A produção de sentidos nos contextos de recepção: em foco o grupo focal”. Revista Fronteiras - estudos midiáticos, Porto Alegre, v VII, nº 1, janeiro/abril - 2006.
MONTAÑO, Sonia. “A construção do usuário na cultura audiovisual do YouTube”. Revista Famecos - mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre, v. 24, nº 2, maio/agosto - 2017.
MOTA, Mauricio e PEDRINHO, Suzana. “Conciliando pensar e fazer com o YouTube, ou a “fábrica de presentes””. In: BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. Youtube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa está transformando a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.
SAGGIN, Lívia; BONIN, Jiani. “Problematizações para pensar as apropriações/produções digitais de jovens”. In: XXV Encontro Anual da Compós, 2016, Goiânia: Universidade Federal de Goiás.
SIBILIA, Paula. “Autenticidade e performance: a construção de si como personagem visível”. Revista Fronteiras – estudos midiáticos, Porto Alegre, v. 17, nº 3, set/dez - 2015.
STUMPF, I. R. C. “Pesquisa bibliográfica”. In: BARROS, A. T., JUNQUEIRA, R. D., Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª edição. São Paulo: Editora Atlas, 2005, p. 51-61.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.