LUZ, CÂMERA, AÇÃO:

COMO AS PERSONAGENS CONSTRÓEM SUA AUTO REPRESENTAÇÃO DIANTE DA CÂMERA NO DOCUMENTÁRIO EDIFÍCIO MASTER

Autores

  • Helena Oliveira Teixeira de Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Carlos Pernisa Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

documentário, mise-en-scène, encenação, Eduardo Coutinho

Resumo

O artigo pretende fazer um estudo da mise-en-scène documentária e da forma como as personagens se colocam diante da câmera no filme Edifício Master (2002), do diretor Eduardo Coutinho. O documentário traz depoimentos de moradores do Edifício Master, que fica em Copacabana – RJ, em que podemos observar como cada um se coloca em cena e constrói sua encenação diante do diretor e da câmera. Será trabalhado o conceito de automise-en-scène, do autor francês Jean-Louis Comolli para analisar essa auto representação de cada um. Além disso, também será analisado como Coutinho explicita o processo fílmico e a mise-en-scène para o espectador.

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Biografia do Autor

Helena Oliveira Teixeira de Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, atualmente é mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma instituição

Carlos Pernisa Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Doutor dos cursos de graduação em jornalismo e Rádio, TV e Internet da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora e professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição

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Publicado

2019-07-19

Como Citar

OLIVEIRA TEIXEIRA DE CARVALHO, Helena; PERNISA JÚNIOR, Carlos. LUZ, CÂMERA, AÇÃO:: COMO AS PERSONAGENS CONSTRÓEM SUA AUTO REPRESENTAÇÃO DIANTE DA CÂMERA NO DOCUMENTÁRIO EDIFÍCIO MASTER. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 124–136, 2019. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/358. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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