Espectadores participativos em plataformas de sociabilidade: datificação e gestão das audiências

Autores

  • Cecília Almeida Lima Centro Universitário Boa Viagem Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.4322/2179-1465.0901002

Palavras-chave:

Plataformas, Televisão, Gestão da participação, TV Social, Datificação

Resumo

Este artigo de cunho teórico tem como objetivo levantar questões pertinentes aos estudos sobre televisão, cada vez mais permeados pelo paradigma da datificação. Discorre sobre como as estratégias de adaptação da televisão ao cenário de convergência midiática, como a TV Social, têm propiciado novos instrumentos de monitoramento, gestão e controle das audiências participativas, por estimular a agência dos usuários, a cultura de fãs e a produção de conteúdo. A partir disso, destaca o papel das plataformas, seus algoritmos e protocolos, atentando para algumas questões relacionadas aos trabalhos de pesquisa científica que têm esses ambientes como objeto.

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Biografia do Autor

Cecília Almeida Lima, Centro Universitário Boa Viagem Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco; professora no curso de Jornalismo no Centro Universitário Boa Viagem (UniFBV)

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Publicado

2018-06-22

Como Citar

LIMA, Cecília Almeida. Espectadores participativos em plataformas de sociabilidade: datificação e gestão das audiências. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 18–39, 2018. DOI: 10.4322/2179-1465.0901002. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/353. Acesso em: 27 nov. 2024.

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