Branded Content: entretenimento e engajamento na era do vídeo sob demanda

Autores

  • Fernanda Ferreira de Abreu Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Daniele de Castro Alves Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

branded content, vídeo sob demanda, entretenimento, publicidade

Resumo

Este texto busca refletir sobre a importância do branded content para as indústrias de entretenimento e publicidade num cenário marcado pelo crescimento significativo do consumo de vídeos sob demanda. Torna-se premente repensarmos o caráter interruptivo da publicidade neste momento em que o próprio entretenimento passa a ser progressivamente consumido nas ocasiões mais convenientes para a audiência. Para tanto, apresentamos conceituações de entretenimento e branded content, e exemplificamos com um estudo de caso da websérie “Humanidade [em mim]” da marca Molico, procurando indicar o potencial de contribuição do branded content a um novo modelo de negócio para o audiovisual brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Ferreira de Abreu, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Antropologia Social (UFRJ). Mestre em Ciência da Arte (UFF). Graduada em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda (UFF).

Daniele de Castro Alves, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestre em Comunicação (UERJ), graduada em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda (UFRJ).

Referências

ASMUSSEN, B.; WIDER, S.; WILLIAMS, R.; STEVENSON, N.; WHITEHEAD, E.; CANTER, A.: Defining branded content for the digital age. The industry experts’ views on branded content as a new marketing communications concept. A collaborative research project commissioned by the BCMA and conducted by Oxford Brookes University and Ipsos MORI. Publicado em: junho de 2016. Disponível

em: <http://www.thebcma.info/wp-content/uploads/2016/07/BCMA-ResearchReport_FINAL .pdf>. Acesso em: 8 ago. 2016.

ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

ATEM, Guilherme; OLIVEIRA, Thaiane; AZEVEDO, Sandro (Orgs.). Ciberpublicidade: discurso, consumo e experiência na cultura transmidiática. Rio de Janeiro: E-Papers/Faperj, 2014.

CARNEIRO, Rafael. Publicidade na TV digital: um mercado em transformação. São Paulo, Aleph, 2012.

COVALESKI, Rogério. Publicidade híbrida. Curitiba: Maxi Editora, 2010a.

______________. O processo de hibridização da Publicidade: entreter e persuadir para interagir e compartilhar. 2010. 176 f. Tese de doutorado (Departamento de Comunicação e Semiótica) – PUC, São Paulo, 2010b.

______________. Idiossincrasias publicitárias. Curitiba: Maxi, 2013.

DONATON, Scott. Publicidade + Entretenimento: por que estas duas indústrias precisam se unir para garantir a sobrevivência mútua. São Paulo: Cultrix, 2007.

JAFFE, Joseph. O declínio da mídia de massa: por que os comerciais de TV de 30 segundos estão com os dias contados. São Paulo: M.Books, 2008.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

PEREIRA, Vinicius. G.A.M.E.S. 2.0 - Gêneros e Gramáticas de Arranjos e Ambientes Midiáticos Moduladores de Experiências de Entretenimento, Sociabilidades e Sensorialidades. In: Anais do XVII COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, São Paulo, 2008.

______________. Entretenimento como Linguagem e Multissensorialidade na Comunicação Contemporânea. In: Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, São Paulo, 2013.

______________; POLIVANOV, Beatriz. Entretenimento como Linguagem e Materialidades dos Meios nas Relações de Jovens e Tecnologias Contemporâneas. In: BARBOSA, Lívia. (Org.). Juventudes e Gerações no Brasil Contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2012, p. 78-96.

PEREZ, Clotilde. Ecossistema publicitário: o crescimento sígnico da Publicidade. In: Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, São Paulo, 2016.

TAPSCOTT, Don; WILLIAMS, Anthony. Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

FERREIRA DE ABREU, Fernanda; CASTRO ALVES, Daniele de. Branded Content: entretenimento e engajamento na era do vídeo sob demanda. Revista GEMInIS, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 48–67, 2017. Disponível em: https://revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/296. Acesso em: 22 dez. 2024.