REMEDIAÇÃO E INTERMIDIALIDADE COMO GERADORES DE COMICIDADE EM WEB THERAPY E MODERN FAMILY
Palavras-chave:
remediação, intermidialidade, Sitcom, Web Therapy, Modern FamilyResumo
O artigo analisa a ocorrência de remediação e de intermidialidades na série Web Therapy e no episódio Connection Lost, da série Modern Family. Nossa abordagem propõe explicitar de que forma a remediação e a intermidialidade são usadas para produzir comicidade nas narrativas. A análise também aponta como cada programa se apropria da remediação da forma mais adequada a sua história e ao seu enredo, revelando diferentes mecanismos da assimilação das formas expressivas remediadas.Downloads
Referências
BOLTER, Jay David & GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 2000.
BORDWELL, David. "Estudos do cinema hoje e as vicissitudes da grande teoria" in RAMOS, Fernão Pessoa. Teoria Contemporânea do Cinema Vol. I. São Paulo: Ed. SENAC, 2005a.
_____. "O cinema clássico Hollywoodiano: normas e princípios narrativos" in RAMOS, F. P. Teoria Contemporânea do Cinema Vol. II. São Paulo: Ed. SENAC, 2005b.
CARLÓN, Mario. "Entre el cine y la televisión. Interdiscursividad antes de la transmediatización en las series americanas de televisión" in PÉREZ-GÓMES, M. A. Previously On: Estudios interdisciplinarios sobre la ficción televisiva en la Tercera Edad de Oro de la Televisión. FRAME, Revista de Cine de la Biblioteca de la Facultad de Comunicación. Sevilla: s.e.2011.
CLUVER, Claus. "Intermidialidade" in Revista do Programa de Pós Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG. v. 1, n. 2, p. 8 - 23, nov. 2011.
DINIZ, Thais Flores Nogueira. (org) Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da Arte Contemporânea Vol I. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012.
DINIS, Thais Flores Nogueira. & VIEIRA, André Soares. Intermidialidade e Estudos Interartes Desafios da Arte Contemporânea Vol. II. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012.
GAUDREAULT, André. & JOST, François. A Narrativa Cinematográfica. Brasília: UNB, 2010.
GAUDREAULT, André. & MARION, Philip. "Transescritura e midiática narrativa: questões de intermidialidade" in DINIZ, T.F.N. (org) Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da Arte Contemporânea Vol I. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012a.
_____. The Kinematic Turn: Film in the digital era and its ten problems (kindle edition). Montreal: Caboose Books, 2012b.
KOSOFF, Maya. "A new episode of 'Modern Family' was shot almostentirely on iPhones and iPads" in Business Insider Australia, fevereiro de 2015, disponível em http://www.businessinsider.com.au/modern-family-episode-shot-entirely-on-iphones-and-ipads-2015-2 (Acesso em 09 de setembro de 2016).
PAECH, Joachim. The Intermediality on Film" in Acta Univ. Sapientiae, Film and Media Studies, 4 (2011) 7 -21.
RAJEWSKI, Irina O. "Intermidialidade, Intertextualidade e 'Remediação': Uma perspectiva literária sobre a intermidialidade" in DINIZ, T.F.N. (org) Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da Arte Contemporânea Vol I. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012a.
_____. "A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermidialidade" in DINIS, T.F.N. & VIEIRA, A. S. Intermidialidade e Estudos Interartes Desafios da Arte Contemporânea Vol. II. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012b.
RAMOS, Fernão Pessoa. Teoria Contemporânea do Cinema Vol. I. São Paulo, Ed. SENAC, 2005a.
_____. Teoria Contemporânea do Cinema Vol. II. São Paulo, Ed. SENAC, 2005b.
RYAN, Marie-Laure. (ed.) Narrative across media: The languages of Storytelling. Lincoln: University of Nebraska Press, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.