Jogos Vorazes e a questão da distopia na série de filmes de Gary Ross E Francis Lawrence
Palavras-chave:
Distopia, Adaptação Cinematográfica, Jogos VorazesResumo
Neste trabalho buscamos analisar a série cinematográfica de filmes Jogos Vorazes, adaptada dos livros homônimos de Suzanne Collins, com o objetivo de compreender como essa saga se tornou um sucesso de bilheteria. Nesse sentido, é proposta uma análise fílmica da quadrilogia com discussão sobre as referências literárias e audiovisuais dos filmes, com destaque para Admirável Mundo Novo e 1984 e suas adaptações. Por fim, conclui-se que a saga Jogos Vorazes confronta temáticas como opressão do Estado, declínio econômico e manipulação das mídias de massa numa extensão de amplitude raramente vista no atual sistema de produção comercial de Hollywood.
Downloads
Referências
ALL TIME BOX OFFICE. Disponível em: www.boxofficemojo.com. Acesso em: 25 jan. 2016.
CAMPBELL, Joseph. The Hero with a Thousand Faces. Princeton University Press, 2008.
COLLINS, Suzanne. Jogos Vorazes. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.
FAVERSANI, Fábio. Panem et Circenses. breve análise de uma perspectiva de incompreensão da pobreza no mundo romano. Varia História, n. 22, p.81-87, jan. 2000. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/varia/revista/index.php?prog=mostraartigo.php&idcodigo=310. Acesso em: 16 ago. 2014.
GOLDING, William. O Senhor das Moscas. São Paulo: Folha de São Paulo, 2003.
HUXLEY, Aldous. Admirável Mundo Novo. São Paulo: Abril, 1981.
KICKER STUDIO. Aging and Sustainability indulge the Fantasy. Disponível em: http://www.kickerstudio.com/2009/02/aging-and-sustainability-indulge-the-fantasy/. Acesso em: 26 jul. 2015.
MCCARTHY, Helen. 500 Manga – Heroes and villains. Singapore: Barron’s, 2006.
PENAFRIA, Manuela. Análise de filmes – conceitos e metodologia(s). In: VI Congresso SOPCOM, Lisboa, 2009. Anais eletrônicos... Lisboa, SOPCOM, 2009. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf. Acesso em: 18 jan. 2016.
ORWELL, George. 1984. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.
ORWELL, George. George Orwell’s final statement on Nineteen Eighty-Four. Disponível em: http://georgeorwellnovels.com/books/george-orwell-statement-on-nineteen-eighty-four/. Acesso em: 9 fev. 2016.
RIBEIRO, João. Play Time e as distopias literárias do século XX. E-topia: Revista eletrônica de estudos sobre a utopi, n. 8, 2008. Acesso em: 20 jan. 2016. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/5063.pdf.
TAKAMI, Koushun. Battle Royale (BatoruRowaiaru). Tokyo: Ohta Publishing, 1999.
Filmografia
Direção: Michael Radford. United Kingdom: Virgin Films, Umbrella-Rosenblum Films, 1984. 113 min. Son. Color.
A ESPERANÇA: PARTE 1. Direção: Francis Lawrence. Estados Unidos: Color Force, 2014. 122 min. Son. Color.
A ESPERANÇA: PARTE 2. Direção: Francis Lawrence. Estados Unidos: Color Force, 2015. 113 min. Son. Color.
BATTLE ROYALE. Direção: Kinji Fukasaku. Japão: AM Associates, Kobi, Nippon Shuppan Hanbai, MF Pictures, WOWOW, Gaga Communications, 2000. 113 min. Son. Color.
BRAVE NEW WORLD. Direção: Leslie Libman, Larry Williams. Estados Unidos: Dan Wigutow Productions, Michael Joyce Productions, USA Networks Studios, 1998. 100 min. Son. Color.
EM CHAMAS. Direção: Francis Lawrence. Estados Unidos: Color Force, 2013. 146 min. Son. Color.
JOGOS VORAZES. Direção: Gary Ross. Estados Unidos: Color Force, 2012. 145 min. Son. Color.
STAR WARS. Direção: George Lucas. Estados Unidos: Lucasfilm Ltda., 20thCentury Fox, 1977. 121 min. Son. Color.
V DE VINGANÇA. Direção: James McTeigue. Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha: VertigoComics, Virtual Studios, Silver Pictures, 2005. 132 min. Son. Color.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.