Design de conteúdo como metodologia para produção de narrativa fantástica
Palavras-chave:
design de conteúdo, narrativa, metodologiaResumo
Este artigo teoriza sobre metodologias projetuais provindas do campo do design que possam ser aplicadas a técnicas diversas de escrita, com o intuito de compreender, refletir e gerar ferramentas do design de conteúdo. Entrelaçando teorias da interpretação de conteúdos e narrativas das áreas de games, webdesign, literatura, audiovisual, publicidade e instrucional, além de dados empíricos, buscou-se conceber uma conceitualização sobre o design de conteúdo. Ao final, relata-se a utilização de métodos projetuais na produção de uma narrativa fantástica.Downloads
Referências
AMARAL, Adriana. Autonetnografia e inserção online: o papel do pesquisador-insider nas práticas comunicacionais das subculturas da Web. Unisinos: Revista Fronteiras - estudos midiáticos, 2009.
CEIA, Carlos. Horizonte de Expectativas (Erwartungshorizont). E-dicionário de termos literários, 2010. Disponível em: http://migre.me/mDYKd
FERRONATO, Thiago. Entrevista online concedida à Marcos Vinícius Feijó.
/10/2014
Government Service Design Manual. Autor Desconhecido. Acessado em: 03/11/2014. Disponível em: https://www.gov.uk/service-manual/the-team/content-designer.html
INWOOD, Michael. Dicionário Heidegger. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
MCSILL, James. 5 Lições de Storytelling. São Paulo: DVS, 2013.
O Poder Do Mito - A saga do herói - Joseph Campbell. Vídeo do YouTube. Postado por “Elias Ribeiro”. 28 de maio de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C_wuZnoP6NY.
Padma Gillen, Content designer. Vídeo do YouTube. Postado por “Government Digital Service”. 11 de setembro de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kUlL1AU_CO0
SANTAELLA, Lucia. Mapa do jogo: a diversidade cultural dos games. São Paulo: Cengage, 2009.
SPOHR, Eduardo. Nerdcast 379 - Literatura Fantástica Brasileira. 2013. Acessado em setembro de 2014. Disponível em: http://nerdcast.com.br
FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
TEIXEIRA, José Carlos Inocente. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, 2010.
VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores; tradução de Ana Maria Machado - 2 ed. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.