Fraude e Astúcia: a potencialização da transmídia por meio da interdisciplinaridade e da multiplicidade do conceito de design
Palavras-chave:
Design, Design de Mídias, Designs de Mídias, Transmídia, Narrativa TransmídiaResumo
O entendimento de um conceito de design que vai além de suas acepções mais convencionais, permite pensar e estabelecer outras relações em seus desdobramentos no campo das mídias digitais. Amparados nas reflexões feitas por Flusser (2007), este texto busca ampliar as noções tradicionalmente associadas ao design, entendendo como necessário o diálogo interdisciplinar com outros campos do saber. Desta forma, é possível pensar não em um design, mas em designs de mídias, cujas estruturas metodológicas favoreçam a incorporação de questões relacionadas a função àquelas já realizadas sobre forma (linguagem) e conteúdo (retórica).Downloads
Referências
ARENDT, Hanna. A condição humana. São Paulo: Forense Universitária, 2001.
BERNARDO, Nuno. Transmedia 2.0: How to Create na Entertainment Brand Using Transmedial Approach to Storytelling. Dublin: Beactive Books, 2014.
BOLTER, Jay; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 2000.
CALLOIS, Roger. Os homens e os Jogos. Lisboa: Cotovia, 1990.
FLUSSER, Vilém. O Mundo Codificado: por uma Filosofia do Design e da Comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2000.
SANTAELLA, Lucia. Cultura Tecnológica e o Corpo Biocibernético. In: Margem 8, Tecnologia e Cultura, São Paulo, PUC-SP, v.7, p. 33-44, 1999.
_________________. Transmídia Mania. In: MSG – Revista de Comunicação e Cultura, São Paulo, Aberje / Lazuli Editora, nº 10, ano 4, p. 34-35, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.