Tufão e a literatura. Parte da trama ou estratégia para a construção da personagem?
Palavras-chave:
Telenovela, Literatura, PersonagemResumo
O texto propõe um estudo da personagem Tufão na telenovela Avenida Brasil (2012). Interessa acompanhar como essa personagem foi construída na trama de um roteiro que parte de uma estrutura clássica e vai deslocando, invertendo e subvertendo a estrutura original. O recorte do estudo para esse texto é o da personagem e a literatura introduzida na trama. O foco de reflexão é o de tentar entender se a inserção da literatura é apenas parte da trama ou uma estratégia para a construção da personagem.Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. A imagem de Proust. In: Obras Escolhidas. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
BOSI, Alfredo. Machado de Assis. O enigma do olhar. São Paulo: VMF Martins Fontes, 2007.
______. Entre a literatura e a história. São Paulo: Editora 34, 2013.
BRADBURY, Malcolm. O Mundo Moderno. Dez grandes escritores. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
CANDIDO, Antonio. A personagem de ficção. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.
CARNEIRO, João Emanuel. O país dos ricos de alma pobre. Entrevistador: Marcelo Marthe. Revista Veja. Ed. 2276, ano 45, n.27, 4 jul. 2012, p.17-21. Entrevista.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Memórias do Subsolo. São Paulo: Editora 34, 2009.
QUEIRÓS, Eça de. O Primo Basílio. São Paulo: O Estado de São Paulo, Klick Editora, 1997.
PAMUHK, Orhan. O romancista ingênuo e o sentimental. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
REIS, Carlos & LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de Narratologia. Coimbra, Portugal: Livraria Almedina, 2000.
SOUZA, Leonardo Cruz de. & MENDES, Mirian Fabíola Stuart Gurgel. Príncipe Liev Nikoláievitch Míckin e a síndrome de personalidade interictal na epilepsia do lobo temporal. Arquivo Neuro-Psiquiátrico. V.62. São Paulo, june 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.