El 23-F: análise de uma minissérie
Palavras-chave:
El 23-F, El Día Más Difícil del Rey, memória coletiva, franquismo, transição.Resumo
Em 23 de fevereiro de 1981 ocorreu a tentativa de golpe militar que marcou o fim da transição do franquismo para a democracia na Espanha. 30 anos depois, o evento e seus antecedentes são recriados em narrativas literárias e audiovisuais. Este trabalho propõe a análise de “23-F: El Día Más Difícil del Rey”, exibido em dois capítulos pela RTVE em 2009. Para isso, coteja-o com outras produções contemporâneas para verificar como respondem ao desejo de memória da sociedade espanhola contemporânea.Downloads
Referências
AGUILAR FERNÁNDEZ, P. Memoria y olvido de la guerra civil española. Madrid: Alianza, 1996.
CERCAS, J. Anatomía de un instante. Barcelona: Mondadori, 2009.
COLMEIRO, José F. Memoria histórica e identidad cultural: de la postguerra a la postmodernidad. Barcelona: Anthropos, 2005.
MARCO, V. MARCO, V. “Um pacto de silêncio: a transição espanhola.” In: COGGIOLA, O. (Org.). Espanha e Portugal: o fim das ditaduras. São Paulo: Xamã, 1995, p. 111-119.
JULIÁ, S. et al. La España del siglo XX. Ed. Actualizada. Madrid: Marcial Pons, 2007.
JULIÁ, S. (org.). Memoria de la guerra y del franquismo. Madrid: Taurus, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.